Chegaram na manhã deste domingo (24) mais 47,5 mil doses de vacinas contra a Covid-19 em Santa Catarina. O imunizante é da parceria Oxford/AstraZeneca e foi produzido na Índia.
O avião, que transportava as doses, pousou por volta 8h45 no Floripa Airport, na Capital catarinense. O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, acompanhou o recebimento das doses ao lado do superintendente do Ministério da Saúde em Santa Catarina, Rogério Ribeiro.
“A chegada das vacinas é mais uma esperança no combate à pandemia, lembrando a todos que ela continua. Não é a chegada da vacina que autoriza diminuir o nosso próprio enfrentamento, com regras sanitárias claras e mantendo o distanciamento”, destaca o secretário.
Distribuição aos municípios deve ocorrer nesta segunda
Após a chegada, por volta das 9h15, elas foram transportadas para o almoxarifado da Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica), em São José. A distribuição para os municípios deve ocorrer na segunda-feira (25).
Motta afirma que toda a logística está pronta e deve seguir os mesmos parâmetros da distribuição da Coronavac – por terra e por via aérea. Ainda não foram divulgadas quantas doses cada cidade irá receber da Oxford/AstraZeneca.
Mesmo com a nova remessa, o secretário salienta que ainda não é o suficiente para garantir a cobertura vacinal da primeira fase do plano de imunização.
“Nós estamos recebendo na próxima semana mais um quantitativo da Coronavac e esperamos, com essas três remessas, que a gente consiga garantir a meta da primeira fase”, diz. A expectativa é de que o Estado receba entre 100 a 120 mil doses do imunizante do Butantan.
Esta é a segunda remessa de vacinas contra a doença que chega ao Estado. Na segunda-feira (18), outras 144 mil doses da Coronavac, produzida em parceria com o Butantan, chegaram em Santa Catarina.
Fonte: ND Online