Conforme avisos meteorológicos emitidos pela Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), através da Coordenadoria de monitoramento e Alerta, tempestades intensas atingiram diversas regiões do território catarinense. A situação foi provocada pelo avanço de uma frente fria combinada a uma área de baixa pressão. Foram registrados granizo, núcleos de chuva e vento intensos.
O município de Campos Novos, no Meio-Oeste, foi o mais atingido. A velocidade do vento chegou a 123 quilômetros por hora e segundo os meteorologistas da DCSC uma supercélula de tempestade foi a responsável pela formação de um tornado.
Foram registrados destelhamentos de residências, queda de postes e de estruturas metálicas, além de tombamento de veículos. Estragos de menor porte e problemas no fornecimento de energia elétrica, devido a queda de linhas de distribuição, também foram registrados em outros municípios.
Logo após o evento equipes da DCSC foram deslocadas para apoiar as defesas civis municipais das cidades atingidas nos encaminhamentos para o apoio necessário aos moradores e levantamento de dados. A Prefeitura de Campos Novos decretou situação de emergência. Segundo os dados repassados até o momento 256 residências foram afetadas em seis bairros, dez famílias ficaram desalojadas e 20 indústrias foram afetadas.
“Já realizamos contato com o Prefeito de Campos Novos e das outras cidades e colocamos a disposição toda a estrutura do Governo do Estado”, destacou o chefe da DCSC, David Busarello. Segundo ele, as equipes em campo foram reforçadas e agora a DCSC aguarda o encaminhamento das necessidades dos municípios como telhas e colchões. “A orientação do Governador, Carlos Moisés é atuar com agilidade e prestar todo o apoio necessário”, finalizou.
Fonte: Defesa Civil.