Exemplos benevolência, servidão e caridade, assim podem ser caracterizadas as irmãs Filhas de São Camilo, cuja congregação completou 75 anos de presença no Brasil e que atuam na cidade de Erval Velho. Para celebrar o momento histórico um terço em ação de graças foi rezado durante a programação da Erval velho Web e foi celebrado um tríduo em ação de graças com missas no sábado 12 e domingo 13 na Paróquia São Sebastião, e na segunda dia 14, no Residencial Nossa Senhora de Fátima em Erval velho, local onde as irmãs realizam seu trabalho prestando assistência e cuidando de idosos. 


A Congregação das irmãs Filhas de São Camilo teve início pela iniciativa do padre Domingos Gava, depois da chegada dos Padres Camilianos no Brasil, no ano de 1922. Ele, que era mestre dos noviços camilianos, percebeu a necessidade da presença feminina na assistência aos doentes e pediu para a Madre Geral das Filhas de São Camilo na Itália para que fossem enviadas irmãs para um fundação no Brasil. Diante da falta de irmãs, a resposta foi negativa e então, ele reuniu um grupo de meninas que já seguiam seu exemplo no cuidado com os doentes e propôs de forma-las para uma possível fundação no Brasil com o espírito camiliano.

Diante disso, cinco das jovens que seguiam padre Domingos partiram para Argentina, onde já havia uma casa de formação.  Eram elas: Ana Afonso, Aurélia Combinato, Mafalda Croce, Adélia Covre e Aída Uliana. Terminado o tempo de formação, no dia 29 de Setembro de 1945 professaram os votos de Pobreza, obediência, castidade e de serviço ao Doentes mesmo com risco de vida.  No dia 15 de Junho de 1946 então elas retornaram com a irmã Samuela de Peppi, uma Italiana, que veio para o Brasil como Superiora da comunidade e se instalaram no Hospital Cruz Azul de São Paulo, na cidade de São Paulo, surgindo assim, a primeira comunidade das Filhas de São Camilo no Brasil.

“Celebrar os 75 anos de presença no Brasil é motivo de Ação de graças e louvor a Deus por seu grande amor, pela misericórdia e providência que nunca faltou, e também motivo de acreditar sempre mais no protetor e na vontade de Deus e abrir o coração para corresponder a cada dia o seu plano” comemorou a irmã Elisandre.



Em Erval Velho, o trabalho das irmãs teve início em 15 de agosto de 1965. O Hospital Nossa Senhora de Fátima foi construído em uma grande área de propriedade da Congregação. A casa surgiu em virtude de ser um posto vocacional e hoje conta com o trabalho das irmãs: Eva Muczinsk, Margarida Trombetta, Ana Pastore e a Irmã Elisandre Becker que atuam no residencial prestando assistência aos idosos. Um Trabalho que para elas é gratificante. 

“Nos trabalhos do dia a dia sentimos que é a mão de Deus que está sempre a nos guiar e nos fazer crescer no amor, assim temos a capacidade de olhar o próximo com misericórdia”. Comentou a irmã Elisandre.


Para os próximos anos, o desejo das irmãs é continuar tendo saúde e com a graça de Deus conseguir fortalecer mais o trabalho realizado. 

 “Um pensamento de São Camilo diz o seguinte: ‘Os doentes a quem cuidamos nós levarão um dia a contemplar a face de Deus!’ Esse pensamento encorajou as irmãs passadas, encoraja as que aqui estão hoje e seguirá norteando o trabalho das que vierem a promover esforços nessa obra de misericórdia”, finalizou a irmã.


Deixe seu Comentário